terça-feira, 22 de setembro de 2015

A minha raça é a humana!

Preenchendo uma ficha de autorização para a escola de minha filha me deparo com o seguinte campo: RAÇA. Confesso que isso me incomodou demais. Raça? Como assim? Ser Humano já não basta? Juro que me senti nesse momento como um Poodle. Agora minha filha tem que ter raça? E quem serão os vira-latas? A minha vontade foi a de responder uma das seguintes alternativas:

1- Poodle;
2- Homo Sapiens Sapiens.

Sim, por que dizer que o branco é uma raça diferente do negro ou do índio, do japonês, não me desce. Ou seja, somos espécie humana, e temos cada um uma raça diferente? Isso me incomodou demais. 

Tudo isso tem um sentido tão amplo que me levou à uma pesquisa aprofundada sobre o tema.



Encontrei que nos documentos oficiais é pedido que a pessoa se denomine com alguma "raça" ou "cor", para fins de diminuição da desigualdade social e do racismo. Que para fins políticos e de proteção dos menos favorecidos, precisam saber quem são as pessoas que estão tendo maiores necessidades, que estão tendo menos acesso aos benefícios oferecidos aos demais.

Inclusive encontrei um site, da Ciência Hoje, cujo link coloco ao final, que mostra o quanto a comunidade científica se incomoda com esse tipo de colocação. Será que isso promove a igualdade ou a desigualdade social? Será que a natureza humana deve se curvar sempre às demandas da política?

Enfim, a discussão é longa e quem quiser pode dar uma olhadinha no artigo do link que passei. Mas o que eu, como simples cidadã brasileira posso dizer, é que classificar seres humanos em "raças" é mais discriminatório do que simplesmente perguntar qual a sua cor. A minha cor é fato visível. Não é constrangedor dizer que cor eu tenho. Mas raça...ah isso ficou engasgado.

Créditos:

Qual a sua raça/cor?

Obrigatoriedade de responder a essa pergunta na Plataforma Lattes provoca indignação em parte da comunidade científica e renova a discussão sobre a ideia de raça e políticas afirmativas.
Por: Sofia Moutinho
Publicado em 13/05/2013 | Atualizado em 19/05/2013
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário