terça-feira, 22 de setembro de 2015

Loja sem preço= boutique gourmet

Passando por uma loja vejo um lindo vestido na vitrine. Lindo não! Ma-ra-vi-lho-so! Como não tem o preço na vitrine, entro decidida e cega pela beleza da peça e logo pergunto para a vendedora o preço. Que susto! O vestido é muito mais caro do que eu imaginava, totalmente fora do meu orçamento de classe média. Segundos constrangedores se seguem. E agora, o que dizer? Nisso a moça já está toda animada, querendo saber meu tamanho, ver se eu quero provar. E logo me sugere uns acessórios que cairiam bem com ele. Ainda em choque, não sei o que dizer. Corro dali e não digo nada? Digo que outra hora eu volto pois estou com pressa? Experimento e digo que não ficou bom?



Agora me pergunto, a crise existe de fato, mas porque tantas lojas fecham e outras ficam de pé? Não sou especialista em marketing mas me considero uma consumidora experiente e exigente. Não digo que é apenas por isso, mas PORQUE NÃO COLOCAM O PREÇO NA VITRINE?

Parece que não colocar o preço dá um status de "boutique" à loja. De simples loja de roupas ela passa a ser uma loja "gourmet". Mas o fato é que a grande maioria das pessoas deixa de comprar em uma loja, de pedir uma pizza, de fazer um curso, se o preço não é informado na vitrine, panfleto ou por telefone. Que coisa mais chata ligar numa escola de inglês e ter como resposta: venha aqui que vamos lhe mostrar nossos planos. Ah sim. Me espere, mas espere sentado porque o seu concorrente me passou o preço e ainda me deu as várias vantagens sem que eu tenha que perder tempo ou gastar combustível.

E não me digam que só as lojas populares fazem isso porque não é verdade. Canso de andar pelos shoppings e vejo lojas de grife com os preços. Acredito que isso economiza um tempo bárbaro do consumidor que só entra se puder pagar e dos vendedores, que só vão atender pessoas que estão realmente inclinadas a gastar nessa loja.

Não sou economista, nem trabalho com administração do tempo. Mas se houver coisas que facilitem nossa vida para termos tempo para nós mesmos, ah garanto que a grande maioria vai querer isso. E que essas coisas tenham o preço bem visível!



Nenhum comentário:

Postar um comentário