domingo, 14 de setembro de 2014

Mentirinhas...inocentes? A dirce ajuda...


Parece muito simples. Mas não é. Deveria ser a coisa mais normal do mundo. Mas é mascarada por outro substantivo. A verdade, sim a verdade passa muito longe do nosso dia a dia. Nossa vida está cheia de mentirinhas. "Não vou dizer a minha prima que seu vestido está ridículo, pois ela ficaria triste". Mas deixar a coitada passar vergonha na festa pode? "Não vou contar que comi dois pedaços de bolo". Pena que a balança não mente...

Mentirinha inocentes, ou brancas, como dizemos. Não digo ao meu namorado que ele está lindo, porque pode ficar "se achando". Não digo ao meu funcionário que ele cometeu um erro, pois pode se magoar. Melindres, melindres e mais melindres. A verdade, que poderia ser a solução, fica escondida no que achamos que é melhor. Será que não é sempre melhor dizer a verdade?

Todos já ouviram a história do casal que por anos e anos comeu a parte do pão que não gostava porque achava que o outro gostaria mais? Uma mentirinha pra fazer o outro feliz, mas se a verdade tivesse sido dita, ambos teriam comido o que gostavam.

Aliás, diálogo sempre é fundamental. Clichê? Mas é a verdade.

O que aconteceria se disséssemos sempre a verdade? "Mãe, sua comida ficou um pouco salgada hoje". No outro dia, ela prestaria mais atenção. "Seu Osvaldo, houve um erro na contagem dos produtos, será que o senhor poderia fazer as devidas correções? Sei que é muito eficiente e um funcionário exemplar e que poderá cumprir perfeitamente esta tarefa". Pronto! Erro corrigido, funcionário e patrão satisfeitos.

Ao contrário, se mentíssemos, nas mesmas situações: "Mãe, sua comida está ótima"! Ela acharia que poderia continuar do mesmo jeito e todos passariam a vida comendo comida salgada. "Bom trabalho Seu Osvaldo". Ele não aprenderia com seu erro e o patrão ficaria descontente, podendo até mesmo levar a demissão desse colaborador.

Por que não dizer ao marido que quebrou sem querer sua furadeira favorita, já entregando uma novinha no lugar? Por que não confessar os erros, já entregando uma solução? Contar a verdade é necessário e justo. Porém, ela fica ainda melhor se ao seu lado vier a restituição. Melhor que deixar o coitado procurando a ferramenta pela casa toda. Desnecessário.

Claro que algumas verdades em hora errada e sem tato pra se contar trariam verdadeiros desastres... "Sim tia, a senhora tem um nariz gigante". "Vó, detestei o presente que me deu no Natal..." Nesse caso já entramos em outra área. Não são mais mentiras, mas educação, polidez, respeito.

Contraditório? Totalmente. Por isso existe algo chamado "discernimento", a famosa "dirce" que muitos não tem e acabam fazendo miséria.

Juro que é verdade!



2 comentários:

  1. Oie,
    hahahaha realmente algumas mentirinhas fazem parte do nosso dia a dia.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir