terça-feira, 16 de setembro de 2014

O melhor da pizza é esperar por ela ou os pequenos prazeres da vida


Comecei a pensar neste texto após sair de uma aula de Pilates. Há muito tempo meu médico ortopedista vem recomendando isso: "Faça Pilates, é a única maneira de melhorar sua dor lombar!" Enfim, nunca fazia por falta de "tempo". Mas então, há algumas semanas, uma colega me indicou um lugar delicioso, que caberia em meu "tempo". Continuando, após sair da aula de Pilates comecei a pensar em como era agradável a sensação pós atividade física. Um sentimento de dever cumprido, de "doeu mas valeu", ou de "estou mais saudável". Depois disso parecia até que a vontade de me controlar e comer mais saudável melhora. A disposição melhorava, mesmo após um dia cansativo.

Partindo disso tudo, comecei a pensar nos pequenos prazeres da vida. Comer um bombom, sem culpa, andar pela calçada e pisar sobre as folhas secas para ouvir o barulhinho delas e ficar procurando mais folhas pra pisar. Beber um copão de água geladinha numa tarde quente. Sentir o delicioso vento nas noites de verão, após um dia escaldante. Tomar um chá e ver um filme debaixo do edredom no inverno e depois dormir gostoso, quentinho. Pensar num texto, ver a ideia tomando forma, até o nascimento e depois de pronto clicar em "Publicar". Ler um livro no silêncio, sozinha em casa, com o ventilador ligado.

Coisas tão simples, tão cotidianas... Esperamos tanto por coisas grandiosas, por eventos marcantes. "Quando eu tiver minha casa, aí sim serei feliz"! "Preciso de um carro novo, de um computador novo, aí sim minha vida vai começar"! Passamos a vida esperando tristes, chateados, estressados. Ao invés disso, poderíamos planejar a compra da casa, mas nos alegrarmos com o difícil caminho pra ela chegar. Cada conquista, o suado dinheirinho guardado a cada mês (quantos suados meses, eu que o diga... parece que nunca chega...), a escritura no nome da gente, o primeiro móvel... cada pequena conquista celebrada.

Costumamos nos esquecer dos pequenos prazeres da vida. As pequenas delícias diárias. Como diziam os compositores da música "Te Ver" do Skank, "ver um bichano pelo chão, e não sorrir". Falta isso pra cada um de nós. Ver a beleza nos detalhes. Ou, deixaremos a vida passar, esperando a casa e, quando ela chegar, o carro, depois os móveis... Não dá nem tempo de celebrarmos uma conquista e já queremos outra. devemos lutar sim, mas também saber desfrutar delas.

Como sempre escutei do meu pai, desde criancinha: "o melhor da pizza é esperar por ela!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário