domingo, 17 de agosto de 2014

Perfeccionismo: defeito ou qualidade?

Sujeito chega pra uma entrevista de emprego. "Enumere para mim seus defeitos e qualidades".  Ô perguntinha sem nexo! Primeiro que a pessoa, já chegou ali nervosa, suando frio, talvez dependendo disso para manter seu sustento, o de uma família. Mas não demonstra nada. Uma gota sequer de suor.

Maquiagem perfeita, chapinha, cabelinho bem penteado. Roupa exatamente como naquele site "dicas para se sair bem numa entrevista de emprego". "Ponha uma roupa discreta, porém marcante. Maquiagem suave, mas que destaque seus traços. Sorria, mas não muito ou ele pode achar que você não está levando muito a sério". Enfim...

Ele já esperava por essa infame questão. Já tinha se preparado em frente ao espelho. E, após tentar parecer humilde e resiliente na exposição de suas qualidades, solta seu grande defeito: "Sou perfeccionista".

Perfeccionismo virou um defeito, disfarçado de qualidade. Ou seria o contrário? Como aquelas pessoas lindas, do tipo "Gisele Bundchen" que dizem: "ah, não sou tão bonita assim, você está exagerando". Nesse mesmo tom.

O sujeito não diz que é preguiçoso, que detesta ser corrigido ou que de vez em quando usa o xerox da empresa para umas cópias pessoais. Não! Perfeccionista. Acha que com isso o entrevistador pensará: "nossa, se esse é o defeito dele, então imagina as qualidades"!

Não creio que esse seja o pensamento dos recrutadores. Acredito que após vinte ou trinta entrevistas no dia, onde ouviram de pelo menos 99% dos candidatos que seu defeito é o perfeccionismo ou então ter "mania de organização", ele só queria escutar um "costumo protelar" ou "não sei trabalhar em equipe".

Até isso ele aguentaria. Afinal, ele só queria contratar um ser humano normal que diga: "eu não sei fazer, mas estou disposto a aprender". Queriam apenas chegar em casa à noite e não ter pesadelos com candidatos que se dizem tão perfeitos que até parecem uma experiência de laboratório, clones geneticamente modificados ou algo do tipo.

Sugiro que na próxima entrevista de emprego possamos repensar nossos defeitos, escolher um ou dois que não sejam muito comprometedores (nada de esquisitices pessoais), mas que sejam sinceros, acompanhados de 'estou trabalhando para melhorar e quais foram os meus progressos". O entrevistador agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário