quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mães, rotina e criatividade.

Ser mãe é uma maravilha. Padecer no paraíso e tudo o mais que dizem por aí. Mas ser mãe e escrever, ou exercer qualquer atividade criativa... será possível?

Nós mamães (e papais) temos uma rotina enlouquecedora. Claro! Queremos que nossos filhos tenham as oportunidades que não tivemos, que façam todos os cursos possíveis, que brinquem, que estudem nas melhores escolas... Queremos que se exercitem, se alimentem bem...

Mas... o dia só tem 24 horas. E sendo mamães em tempo integral, principalmente as mamães e papais solteiros, o dia fica mais curto ainda. Acorda, arruma pra escola, leva pro curso, pro ballet, pra casa. Compra tênis, uniforme, material escolar. Verifica a alimentação, a glicemia. Fala com a diretora.

Além disso tudo tem que trabalhar fora. E cuidar da casa. E fazer mercado.

Que tempo nos sobra para escrever, ou relaxar? Pouquíssimo, diria. De onde tiramos esse tempo? De alguma outra atividade, claro! Geralmente do sono. Dormimos tarde, acordamos cedo, pois "dormir é perda de tempo". Ah tá!

Não acho dormir perda de tempo não. Mas ou é isso ou é não escrever, não criar, não ler, não estudar, não usar meus aplicativos.

Mamães, queridas mamães (e papais), creio que cada um de nós poderia dar aula de administração do tempo.

O interessante é que quando eu estava pesquisando sobre bloqueio criativo no google, encontrei esse trecho na Wikipédia que explica perfeitamente minha condição atual:

"Entretanto, uma outra interpretação do writer's block pode ser encontrada no livro Silences, de Tillie Olsen, que argumenta que historicamente muitas mulheres e escritores da classe operária têm se tornado incapazes de se dedicar ou se concentrar em seus escritos por causa de sua condição social e econômica".
Trecho encontrado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Writer%27s_block

Me despeço pedindo perdão pelo post tão pouco criativo, pois a canseira está me impedindo de criar. Como diz meu filho: "a rotina destrói nossa criatividade". E amanhã cedo a "classe operária" precisa trabalhar...




6 comentários:

  1. Ótimo! O texto traz um dilema que também é meu, muito embora ainda não tenha filhos. Trabalho, estudo (faço uma segunda faculdade) e ainda assim escrevo. Mantenho um blogue de crônicas. Visite-me! www.andreferrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dilema complicadíssimo por sinal! Mas as condições ideais só devem existir para os escritores abastados. Para nós, resta encaixar nossas atividades como um quebra cabeça. É isso ou não produzir. Hipótese esta descartada para nós que temos inquietações saindo até pelos ouvidos, rsrs. Abraço, vou sim visitar seu blog!

      Excluir
  2. Passo pelo mesmo problema, tenho dois filhos e é só eu sentar para ler ou escrever que eles começam..."Mãe, faz um leite pra mim?... Mãe, não tem coca?...Mãe posso mexer no computador, depois que vc acabar?... rsrsrs" . Então sempre acabo escrevendo depois que todos dormem, e perco algumas noites afora.
    Parabéns pelo texto, adorei!
    www.caprichoseleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E não é mesmo, Jerusa? Parece que eles tem radar para isso! Hora do blog= hora da sede, da fome, da tarefa... rsrs. Mas vamos seguindo. Assim aproveitamos os dois lados: ser mães e escritoras. O que não podemos é parar. Comodismo jamais! Escrever, sempre! bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, olha eu por aqui de novo, indiquei você para a TAG: Sete dias da Semana, espero que goste. Aqui está o link.
    http://caprichoseleituras.blogspot.com.br/2015/01/tag-sete-dias-da-semana.html

    ResponderExcluir