quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O fardo da beleza

TV ligada, novelinha correndo, família grudada na tela. Vamos atualizar? Internet, fotos de lindas beldades no face, vídeos no You Tube. A tecnologia pode ter mudado. Mas a finalidade é a mesma. Transformar as pobres mortais em invejosas de língua ferina.

Eu mesma já me peguei várias vezes dizendo: "Ah, essa atriz é toda feita, siliconada...sem maquiagem é um tribufu, mais falsa que nota de três reais (apesar que isso é verdade em muitos casos...)".

Beleza de verdade é aquela que acorda de manhã e já é bela. Sem truques. Não que eu dispense os truques. Uso e abuso deles, claaro! Bonita é a mulher que se ama. Porém, a mídia fala bem diferente disso.

Mas quem disse que ser linda é a chave da felicidade, o botãozinho que abre portas? A beleza pode sim ser um fardo! Quanta mulher bonita, solteira, de parar o trânsito, mas com poucas amigas. E porquê? Beleza dá medo. Nos homens, de ser traído, dela ser muito olhada, ciúmes... Beleza afasta a mulherada. Quem quer andar no Shopping do lado de uma "potranca marombada" ou de uma "princesinha fashion" que atrai todos os olhares pra si? Auto estima cai lá embaixo! Mulherada não conta, mas eu conto!

Beleza pode ser ruim também quando a recrutadora do novo emprego é mulher. Li uma pesquisa, numa revista que assino, que diz que quando a entrevistadora é mulher, tem a tendência de rejeitar candidatas muito bonitas. Motivo oculto: concorrência! Já se o recrutador for homem...

O desejo de todas as mulheres é ser olhada, admirada, desejada e até invejada. Porém, muitas das que conseguem tudo isso se deparam com solidão e falta de amigas, principalmente as "amigas" comprometidas.

A boniteza pode até afastar os homens "casadoiros". Existe um estigma de que mulher bonita dá trabalho. Mas isso não é regra geral. Muitos homens a-do-ram exibir suas princesas, se sentem orgulhosos por terem tido competência para conquistar essa beldade.

Existem figuras na história que sofreram por sua beleza. Uma delas foi Beatriz da Silva. Ou Santa Beatriz. Sua beleza foi motivo de ciúmes na rainha Isabel de Portugal, levando-a a fechar Beatriz num baú para morrer. O final não conto. (nada de spoilers por aqui).

Apesar de tudo isso, as mulheres não desistem de ficar cada vez mais belas (e não devem mesmo!). Tratamentos, roupas, cremes...vendem muito. Apenas não gosto da vulgaridade que tenho observado. Eu, particularmente não sou a favor de roupas vulgares. Esconder é bem mais instigante que mostrar tudo, já dizia minha avó... E beleza, não é só corpinho. Mas o todo da mulher. Meninas e meninos: fiquem lindos e cheirosos, mas não deixem de dar comidinha pro cérebro, afinal, que horrível é olhar um cara lindo, mas quando abre a boca...dá vontade de correr!






Nenhum comentário:

Postar um comentário