quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Viver em condomínio



Viver em comunidade. Até pouco tempo eu achava possível. Pelo menos até morar em um condomínio. Regras. Ha ha ha. Para que regras? Vou fazer barulho só mais dez minutinhos. Ah, vou usar a furadeira no domingo mas é só um parafusinho gente!

Qual o problema em desrespeitar a regra só um pouquinho? Pouquinho mesmo gente! Ah, é só hoje! 650 apartamentos pensando assim no mesmo dia...imaginem só o que aconteceria? Ah, hoje é meu aniversário, quero ficar até um pouco mais tarde que 22h com som alto e as visitas. Imagino se cada um dos condôminos resolvesse fazer isso no dia de seu aniversário.

Inúmeras reuniões ocorrem. Muita coisa é debatida. Estipulam-se regras, horários, multas. Mas sabe como é brasileiro né? Ah, só um pouquinho, só cinco minutinhos, só um golinho! E no mercado? Foi só uma moedinha a mais que a moça me deu, nem vai sentir falta!







As desculpas são infinitas quando o motivo é se safar ou levar vantagem de alguma forma. É o famoso "hoje eu posso". Já que é meu aniversário eu posso ficar até mais tarde porque é um dia especial. Mas no dia seguinte é o dia especial do seu vizinho. E ai dele se fizer a mesma algazarra que você fez, meu amigo! Tenho certeza que será o primeiro a interfonar para o porteiro!

É muito comum observarmos nas pessoas este sentimento de "estar por cima da lei". Eu não vou levar multa porque o síndico vai entender que hoje é meu aniversário! Mas se o meu vizinho fizer o mesmo...exijo multa! Onde já se viu eu querendo dormir e o vizinho cantando no videokê? Eu posso, sou especial. O vizinho não.







E não é só isso não. Aliás, o barulho é apenas um dos inúmeros problemas em um condomínio onde vivem pessoas que não tem respeito ou educação pelo próximo. Ouvimos muito: eu estou pagando pelo aluguel do salão do condomínio, então tenho o direito de fazer barulho até a hora que eu quiser! Vou usar a piscina da maneira que eu quiser pois estou pagando. Enfim, quando a pessoa está pagando algo, pensa que comprou até a alma do outro. Vou te contar uma coisinha, meu amigo: não só você, mas 650 condôminos também estão pagando para usar a piscina e as áreas comuns. Todas essas pessoas também tem família e também fazem aniversário. Portanto, se a sua família for nadar de jeans e o motor quebrar, serão outras 649 famílias que também ficarão sem esse lazer.

Quando assinamos o contrato de compra ou aluguel de um apartamento ou casa em condomínio, recebemos com ele todas as regras. O que posso ou não fazer. Meus direitos. Meus deveres. Mas a grande maioria assina sem ler. Se eu fosse o responsável pela venda ou locação diria: traga toda a sua família, sentem-se aqui e vamos ler juntos todas as regras. Se não fizer isso não vamos fechar negócio.

Mas brasileiro né? Preguiça de ler, preguiça de trabalhar, preguiça de viver...depois quando a multa chega não pode nem reclamar. Infelizmente falta uma eficaz aplicação dessas multas e uma fiscalização pontual dessas regras de convivência. Tem existido muita tolerância por parte de quem deveria cobrar dos moradores e aplicar as punições. Até eles pensam: ah, coitado, era aniversário dele hoje...desta vez passa, da próxima dou multa...







Parte boa do condomínio? Segurança, conforto, limpeza, vivência em comunidade. Parte ruim? Grande parte das pessoas que vivem ali não tem respeito ao próximo. Só pensam no seu bem estar. No seu prazer. Não sabem viver em comunidade.

Um comentário: