quinta-feira, 5 de março de 2015

Curtidas no face

Reparando um pouco nas postagens mais curtidas do facebook, resolvi me aprofundar no assunto... (coisa de quem não tem o que fazer... o pior é que tenho, até demais...mas quem precisa dormir?)

Descobri então uma postagem contando quais os tipos de imagens mais clicadas no face. Como eu já desconfiava, a figura humana sempre nos atraindo. Rostos são as imagens mais clicadas. Seguidos por homens e mulheres atraentes e por aí vai.



Percebi isso também numa página empresarial que administro. Quando coloco postagens mais pessoais, com fotos tiradas por mim, recebemos três vezes mais curtidas e visualizações. E até alguns comentários. Reparei, inclusive, que postagens sem fotos, ou compartilhamentos, tem adesão mínima e às vezes nada de curtidas ou comentários.

Talvez vocês me digam: nossa, ela descobriu a América! E sei que os publicitários me dirão: eu já sabia disso, qual a novidade? A novidade? Não vim trazer nenhuma nesse post. Apenas constatações. Constatei o que muitos "dinossauros da internet" como eu, que era adolescente na chegada da mesma no Brasil, já perceberam também. O mesmo tom apelativo usado pela TV, funciona também na internet. A diferença está na interação.

Tenho reparado bem nas postagens de meus amigos. Como já citei, fotos pessoais vem em primeiro. Se for bebê então... Ah, e as mais curtidas sempre tem imagens. Notei também que postagens relacionadas à religião, política, futebol, fofocas do momento e engraçadas entram nesse páreo fortemente. Como vemos, nada de novo em relação à TV. Aliás, a vida alheia é muito curtida. Todos querem saber um pouquinho da vida dos outros. Infelizmente. Não vou me aprofundar nisso senão tenho que entrar no tema que se cada um cuidasse da sua vida o mundo seria melhor e tal, e esse não é meu objetivo.

Percebo que as pessoas só curtem o que, de alguma maneira, interessa diretamente a elas. E com foto, claro... existe uma diferença grande. Se eu quero postar uma dica de cozinha, por exemplo, que é algo comum no face, mas apenas compartilho uma foto pública, genérica, as curtidas são quase nulas. Mas, se eu digo que testei aquela receita, e tiro a foto do produto final, as curtidas quadruplicam, Por isso o grande e repentino sucesso do Instagram.

Mensagens inspiradoras, fotos bonitas, ostentação, autopromoção, posts engraçados são comuns. Essa rede social está mais para um passatempo, um entretenimento. Não desmereço sua função de distrair a mente, mas também desmereço essa mesma função que nos come tempo precioso. Também tem a função de trazer as pessoas mais pra perto, matando as saudades de alguém distante.

Não, eu não estou crucificando o face, pois também sou muito ativa. Mas, se eu ficasse menos tempo nele e mais no twitter, por exemplo, aprenderia muito mais. Aliás, se eu ficasse menos tempo em qualquer rede social, teria mais posts interessantes para apresentar a vocês...











Nenhum comentário:

Postar um comentário