domingo, 14 de dezembro de 2014

Distrações


Olá, como vão? Hoje eu gostaria de falar sobre...

- Aline, você já almoçou? 
- Sim, mãe, já almocei.

Continuando. Eu gostaria de falar um pouquinho hoje da dificuldade que enfrentamos para terminar tarefas e nos concentrarmos nelas. O mundo de hoje é acelerado demais. Não conseguimos nos aprofundar muito em nada. Ficamos apenas na superficialidade.

- Aline, você viu que bonita a blusa nova que comprei? Olha aqui...
- Nossa, que linda mãe, bom gosto.

Aham, onde eu estava? Ah sim, eu dizia que por mais que nos esforcemos em aprofundar um assunto, não conseguimos, pois são muitos os estímulos externos. Eu mesma tento ser escritora há tanto tempo...mas talvez precise ir ao Alasca para escrever com calma e silêncio...mas aí não vai dar porque vou sentir frio, parar para fazer um chá...

- Mãe, você viu meu fone? 
- Embaixo da cama.

E até o chá ferver no frio do Alasca...bem, a ideia terá fugido. Então melhor ficar aqui mesmo. Mas aqui é calor demais e isso frita o cérebro e não consigo ter liberdade para pensar...um ventilador e pronto! E um suco...isso dá sede...

- Filha, vem aqui ver uma coisa! 
- Já vou.
- Tem que ser agora! 
- Ok.

Já com meu suco, e o ventilador começo a escrever. Escrever aqui uma boa história cotidiana. (boa?) Percebo que quando criança, eu lia muito, escrevia muito, me sentia mais livre para criar, me aprofundava num tema, claro sem Google, apenas com a ajuda de livros e dos mais velhos que nos contavam. Meu pai sempre foi minha Barsa. (só quem tem mais de 30 vai entender).

- Aline, você quer alguma coisa do mercado?
- Traz um açaí pra mim.

Mas, enfim, um texto demanda silêncio, concentração, conhecimento sobre o tema, novidade para levar às pessoas algo relevante...

- Estamos indo pro mercado! Quer vir junto?
- Não, pelo amor de Deus, boa viagem, demorem o quanto quiserem! 
- OK...até mais tarde! 
- Obrigada!

E é assim que tem sido meu último mês. Quando tento escrever...

- Telefone! 
- É a moça querendo confirmar seu horário no médico! 
- Recolhe a roupa do varal, vai chover! 
- Mãe, tô com fome! 

Enfim, já está na hora de ir trabalhar...escritores, me contem: qual o segredo para conseguir escrever sem interrupções, sem ter que sair pro banco pagar contas, não ter pessoas chamando? Me contem, urgente! 

- "Toc toc".

Opa, pessoal, depois falamos, alguém curtiu meu status no face! Segura aí que é só um minutinho...

...............





2 comentários:

  1. Isso mesmo filha, tempo virou ouro e silêncio diamante. Quanto a ¨Barsa, continua navegando, só que um pouco mais lenta e desgastada pelo tempo. Bons tempos aqueles que, uma hora parecia duas e o silencio só era quebrado pelo cantar dos pássaros que habitavam nosso querido Jardim América. Bons tempos....................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons mesmo! Agora a Barsa navega no Google! kk e o silêncio...esse não sei se volta...

      Excluir