sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mau humor político no Brasil

Sinto que está instalada no Brasil hoje uma Guerra Psicológica. E política. Ela chegou sorrateira,e teve seu auge no resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Discussões em redes sociais, em rodas de amigos...política é arroz e feijão nos dias de hoje.

Isso tem um lado bom. As pessoas parecem não estar tão alienadas como pensávamos. Estão opinando, verificando o passado dos políticos, fiscalizando seus atos, estão atentas aos noticiários...Muito interessante, pode gerar bons frutos.


O que não tem gerado bons frutos é a intolerância, o ódio, o absolutismo, o fanatismo político, o egoísmo. Amizades duradouras tem acabado. Ao dar sua opinião, recebe ofensas. Não há um diálogo político de qualidade. Como li, em um artigo na Revista Galileu de 31/10/14, por Bia Granja, "A democracia não estava lá". Ela diz que "a internet e as redes sociais estavam maduras para a eleição, mas nós não". Nossos diálogos políticos pareciam mais uma conversa entre um corinthiano e um palmeirense fanáticos. O meu ponto de vista é o certo e ponto. Que se dane o resto!

Eu mesma, ao expor minha posição política numa rede social, fui alvo de desrespeito e descortesia por parte de amigos que considerava muito. Sorte deles que eu não ser intolerante e estar aberta ao diálogo, mesmo sendo agredida. Senão, "bye bye" amizade.

Vamos aproveitar este momento importante e nos tornarmos cidadãos conscientes, que fiscalizam os políticos que elegeram. Vamos respeitar as opiniões, debater, ser ativos. Não adianta brigar pela Copa milionária e depois deixar a corrupção a solta e não fazer nada. Brasil, você tem jeito. É só o seu povo agir com consciência.

Ao invés de guerrearmos entre nós, vamos unir forças e lutar contra o inimigo da corrupção, da injustiça, da fome. Vamos olhar juntos para onde interessa.

Chega de dormir, Brasil e, por favor, quando acordar, que não seja de mau humor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário