sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Nem machismo, nem feminismo. Opto pelo Humanismo.




Após ler esse texto, eu refleti. Muito. E minha conclusão não foi uma concordância. E nem uma oposição. Minha conclusão foi esse texto que acabo de escrever:

  Eu fui uma feminista. Fui criada como feminista. Zoava os machistas e as meninas que queriam crescer, casar e ter filhos. Nunca aceitei que o homem teria o papel de provedor. Queria trabalhar, estudar, ser igual a eles. Ter os mesmo direitos. Sonhava com uma carreira, tinha planos. Brigava contra o machismo. Então um dia...eu não me coloquei no lugar dos machistas porque eles estão errados mesmo e ponto final. Mas me coloquei no lugar de observadora. E percebi que ser feminista ou machista é burrice. Eu posso muito bem lutar pelos meus direitos femininos, estudar, trabalhar fora, dar minhas opiniões e fazer o que os homens fazem. Mas pra isso não preciso agredir os homens. Não faço aos outros o que não quero que façam pra mim. Eu posso ser uma ótima profissional. Mas não deixo ainda de ser mãe e de ter que deixar minha casa limpa, porque ninguém merece viver na sujeira.


E o meu marido tem sim que colaborar em casa. Ele trabalhou tanto quanto eu e não custa nada me ajudar na louça, a jogar a roupa dele no lugar certo, a varrer um chão, afinal, nós dois saímos para ganhar o pão. E como não feminista e nem machista, creio que os papeis são iguais, inclusive dos filhos, porém cada um dentro das suas particularidades, de suas características.


Como exigir de uma mulher que seja igual ao homem na hora de carregar um peso de 100kg? Ou exigir de um homem que vá parir um filho? Por isso deixei de ser feminista, e também nunca fui machista. Essas segregações na verdade castram o ser humano. Eu posso ser mulher, posso usar vestido rosinha se quiser, ou um coturno preto com uma calça roxa. Posso ser homem e brincar de boneca com minha filha, e levar meu filho pra um museu ver arte. O segredo é parar de ver divisão em tudo, homens e mulheres. E começar a ver onde podemos ser unidos, ser um só. Onde podemos nos ajudar. Nosso tempo é precioso demais pra ficar com pequenas rixas, quando podemos gastá-lo em ser felizes. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário